domingo, 21 de outubro de 2007

A chegada de Cabral ao Brasil


Animado pelas viagens às Índias e pelos lucros que poderia obter com as especiarias que trazia de lá, o rei de Portugal Dom Manuel , armou uma grande esquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, para dominar o comércio do Oriente.
Saindo de Portugal, em 09 de março de 1500, em direção às Índias, Pedro Álvares Cabral foi se afastando da costa africana para chegar noutras terras.
Os portugueses tinham chegado ao Brasil, que Cabral chamou de ilha de Vera Cruz. Era o dia 22 de abril de 1500, na semana de Páscoa.
Quando a esquadra portuguesa de Cabral chegou ao Brasil, os navegantes ficaram deslumbrados com a beleza da terra descoberta.
Pero Vaz de Caminha, que vinha na companhia de Cabral, para ser escrivão nas Índias, fez logo uma longa carta ao Rei, contando a descoberta. Cabral mandou levar essa carta, despachando de volta um dos seus navios.
Ao chegar, os portugueses notaram que juntava gente nas praias e nas árvores. Quase todos estavam nus. Alguns se cobriam de penas e de plumas de todas as cores. Estavam armados de arco e flechas, alguns tinham bastões pesados, e, apesar disso, todos se mantiveram em paz. Eram os nativos da terra.
Dias depois da “descoberta”, Cabral mandou rezar uma missa em ação de graças.
Os portugueses ficaram por poucos dias na terra. O tempo suficiente para reabastecer de água os navios, rezar uma nova missa e tomar posse da terra.
Depois, a esquadra de Cabral prosseguiu viagem para as Índias.

41 comentários:

Girabela disse...

Vim conferir seu blog ^^
Parabéens, está bem didático :)
abraço

Anônimo disse...

prof adorei o assunto, fala agora sobre os engenhos de açucar. bjs

Anônimo disse...

adoreiiiiii
beijos

Anônimo disse...

Eu achei muiiiiiitoooooooooooooooooolooooooooooooooooooooooooooooo interessante!!!

Anônimo disse...

oi
tudo bem com vcs

Anônimo disse...

tudo b

Anônimo disse...

Muito bom.

leticia gomes cardoso disse...

eu acho tao legal ver a historia do brasil eu adoreiii...bom eu so estou vendo porque tenho prova amanha de historia e vai ser sobre o brasil colonia...beijos tchau a todos!!!!

leticia gomes cardoso disse...

eu acho tao legal ver a historia do brasil eu adoreiii...bom eu so estou vendo porque tenho prova amanha de historia e vai ser sobre o brasil colonia...beijos tchau a todos!!!!

leticia gomes cardoso disse...

eu acho tao legal ver a historia do brasil eu adoreiii...bom eu so estou vendo porque tenho prova amanha de historia e vai ser sobre o brasil colonia...beijos tchau a todos!!!!

Anônimo disse...

bom estou vendo a historia de cabral ao brasil pois tenho um trabalho para entregar valendo nota ... xauzinho a todos

assina: waáh araujo

Anônimo disse...

entrei tambem para ver como a historia em que a historia de cabral se relacionava
e gostei e continuei me enpougando ....

ass:waáh araujo

maria carolina disse...

este texto foi o maximo Cabral adoreita de parabens
depois de amanha eu vou
fazer o trabanho sobre Ele.

Anônimo disse...

sao paulo é bambi

Anônimo disse...

São Paulo 0X5 Corinthians

Pedro barroso disse...

adoreii por que assim fiquei a saber mais sobre achegada de pedro alvares cabral ao brazil e aprendi novas coisas gostei muito!

Anônimo disse...

Put´s Não tem exatamente o q eu Kero...

Eric nota 10na escola disse...

eu gosteii pq ajudo eu a saber eu n tinha estudado nadase eu n entrase ai n tirava nota 10 ou 9,5 e eu sabendo eu gosteii parabens a quem conto sussesooo pra mim na notaa:)

Anônimo disse...

Nossa adorei mto viuh?? muito elaboirado e organizado parabéns!! o postador vc é mto inteligente nota 10000000000000!! Beijos

Anônimo disse...

a pessoa q descobril o brasil foi os indios num foi Pedro Alvares cabral :p

Anônimo disse...

REalmente seu blog está bem legal, porém um pouco evasivo. Acho que vs poderia aprofundar ainda nas ambições de Portugal e deichar um pouco mais de lados os detalhes como as roupas dos nativos.
Mais de Fato foi um bom começo !

Anônimo disse...

Oi tudo bem foi muito legal

Anônimo disse...

Por que muitas naus nao puderam voltar para portugal???

Anônimo disse...

legal

Anônimo disse...

Valeu mais n ajudou...

Unknown disse...

gostei muitooo eu utilizei para fazer o meu trabalho obrigado sempre q eu precisar fazer trabalhos de pesquisas vou vir aki !

Anônimo disse...

isso me ajudou muito!!ameiiiiiii ttuuuddooooo!!!

Anônimo disse...

adorei a historia mas nao foi utio

Anônimo disse...

ameiii me ajodou muito!!!!!!

Anônimo disse...

ke saite cagadu ein!! So maisi estudarr pelu saite du meu profisor,, tankiu por voceis istari aki no meu corassao!!! tenhum dó no seu curissao beijos tia

Anônimo disse...

legal foi bom pra me ajuda no trabalho da escola o.b.g beijos e abraços :)

Anônimo disse...

oiiii gente ..

Anônimo disse...

oiiii gente ..

Anônimo disse...

oiiii gente ..

Anônimo disse...

oiiii gente ..

Anônimo disse...

Nossa, bem didático. Só vim pesquisar por que tenho prova de bolsa de estudo sábado e tenho que estudar um pouco do que eu estudei durante o ano! BJS Giulliana Grasso

Anônimo disse...

não nada a ver a com a historia de Pedro pesquise o livro de historia para vcs provarei que não e nada disso

danielgamer disse...

eu gostei outros sites nao falam porra nenhuma este site e melhor.................xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuxaaaauuuuuuuuuuuuuuu

danielgamer disse...

eu li e nao sei quem e que e akele cara que ta escrito "quem sou eu?"

Unknown disse...

Alguém pode me ajudar a responde essa pergunta

O que os portugueses já haviam feito antes de chegar as terras Brasileiras ?



Anônimo disse...

EU QUERIA SABER SE ELES ESTAVAM EXPLORAND A CANA DE AÇUCAR OU O PAU BRASIL